
Durante a assinatura da ordem de serviço para início das obras de construção da primeira etapa do Arco Metropolitano do Grande Recife, a governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, confirmou que a segunda etapa do corredor rodoviário no trecho Sul deve ter seu edital lançado em breve, com expectativa para janeiro de 2026.
Nesta sexta-feira (12/12), a governadora assinou a ordem de serviço para a construção dos primeiros 25,5 km do Arco, ligando a BR-232, em Moreno, à BR-101, no Cabo de Santo Agostinho.
A promessa é que o projeto, planejado há décadas para desafogar o tráfego da BR-101 na Região Metropolitana do Recife, não terá interrupções até a sua conclusão. A governadora detalhou o cronograma e os recursos para a fase seguinte, que ligará a BR-232, em Moreno, à BR-408, entre São Lourenço da Mata e Carpina.
“Essa primeira etapa será sucedida, muito em breve, pela segunda etapa, com o lançamento do edital de licitação nos próximos dias. A gente espera que em janeiro já possamos estar lançando”, disse.
A segunda fase da obra já conta com projeto executivo pronto e sob análise do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (Dnit) há aproximadamente um ano. Segundo Raquel Lyra, os ajustes técnicos estão sendo finalizados em Brasília para garantir a publicação do edital.
“A segunda etapa, que vai da BR-233 à BR-408 já está com o projeto pronto no Dnit. Há um ano que a gente tá organizando e adaptando o projeto para aquilo que o Dnit entende ser o seu padrão. Ainda ontem (quinta-feira, 11) houve uma reunião em Brasília e o secretário (André Teixeira, de Mobilidade e Infraestrutura) estava lá, junto com o Ministério dos Transportes e o Dnit, trabalhando para destravar a publicação desta etapa”, afirmou a governadora.


